Banner Image

Jigu

o blog de jogos de Pedro Giglio

Criador de Larry leva outra rasteira da indústria?

Al Lowe

Além de um ídolo da minha infância, Al Lowe foi o primeiro profissional da criação de games que pude entrevistar em minha carreira. O veterano da Sierra On-Line bateu um papo incrível comigo em 2004, e todo aquele nervoso e insegurança que poderia ter batido em mim naquela hora acabou se revelando desnecessário… fosse pelo clima para lá de gentil e engraçado do bonachão criador de Leisure Suit Larry e Freddy Pharkas. Desde então vez por outra troco e-mails com ele, além de assinar sua listinha diária de piadas, a CyberJoke 3000.

Alguns anos passaram e, ao que tudo indicava, a aposentadoria de Lowe seria interrompida por um novo projeto chamado Sam Suede: Undercover Exposure, título de ação e comédia que seria desenvolvido pelo estúdio iBase Entertainment, fundado por Lowe e Ken Wegrzyn. Lembro de ter agendado uma participação no evento para a imprensa onde o jogo seria mostrado pela primeira vez, mas que perdi por conta das complicações no visto para os EUA (ah, a era Bush…).

Infelizmente, a iBase acabou encerrando suas atividades em 2007 pois o dinehiro acabou, não pintaram mais investidores e o título acabou indo para o limbo do vaporware.

Sam Suede: Undercover Exposure

Qual não foi minha felicidade ao receber um release de imprensa hoje de manhã afirmando que o jogo de Sam Suede ressurgiu das cinzas? Segundo o informe, a Apogee passa a distribuir o jogo – isso mesmo, o lar de Duke Nukem – que por sua vez passa para as mãos da Icarus Studios e usa seu motor gráfico, o xScape. Wegrzyn é citado como “criador e produtor executivo” do jogo, e não houve nenhuma menção a Lowe…

Será que Al teria levado outra proverbial “bolada nas costas”? Afinal de contas, o que a Vivendi fez com a marca Leisure Suit Larry após sua saída foi revoltante. Nada que mandar dois emails não esclarecesse – um para os assessores de imprensa do game, e outro para Lowe. Até agora, só recebi uma resposta: a de Lowe. Infelizmente, uma verdade triste veio à tona:

“Esta é a primeira vez que ouço falar disso. Que diabos? Acho que é hora de ligar para os advogados.”

É isso aí: Lowe não sabia do assunto, não parece nada feliz com o acontecido, e não me sinto muito bem em ser o portador de más notícias para o cara. Ao que tudo indica, das duas uma: ou temos um processo no ar, ou a justiça será feita e Lowe recuperará seu lugar de direito, ou ao menos o reconhecimento de sua participação no projeto. E sim, também gostaria muito de saber o que o outro lado da história tem a dizer disto.

Passando o controle: A história dos videogames é cheia de pequenas e grandes injustiças. Qual foi a mais memorável delas para você?

Share: Facebook Twitter Linkedin
Leave a Reply

Nossa, WTF?! Advogados precisam ser sumonados MESMO. Absurdo isso, cara. Sobre a pergunta, n consigo pensar em uma outra injustiça agora, se lembrar de alguma volto aqui depois.

Pois é, muito vacilo isso — e pô, o cara era sócio do Lowe, não é possível 🙁

Absurdo isso. Tremenda sacanagem. Que ele bote esses fd… na justiça e vença.

Pois é, bate uma tristeza em ver estas crocodilagens acontecendo. Tomara que isto se resolva de forma civil.

1a vez que me acontece de um site gringo remeter a um site brasileiro, mandaram bem! Vim aqui por um link/news na EvilAvatar, sou fã do Lowe assim como adventures (RIP) em geral.

É triste ver um cara que pra mim é um idolo, e definitivamente uma referência na indústria, ter suas idéias e projetos canabalizados e sub-utilizados dessa forma.

Fala Darkness! Valeu a força! Realmente, essa situação do Lowe foi um vacilo dos grandes… estou na torcida por uma resolução boa, mas que isso não se faz, não se faz mesmo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.



Konami Easter Egg by Adrian3.com