Na imprensa

Se alguém te perguntou se você conhecia o Jigu, não ache que se tratava de uma piadinha de baixo calão (mesmo se quem fizer tal pergunta aproveitar a deixa). Mas agora você já sabe a resposta. Veja suas aparições, participações e contribuições na grande imprensa a seguir.

Games

12/04/2011: “Games não premiam quem mata inocentes”, O Globo:  Após a publicação de uma matéria com inverdades sobre os jogos Grand Theft Auto e Counter-Strike – relacionando-os ao caso Wellington, que assassinou alunos em um colégio em Realengo, Rio de Janeiro – eu e o professor Esteban Clua (UFF) fomos consultados para um esclarecimento aos leitores do jornal. A revolta por parte dos gamers veio à tona no Twitter, como noticiado no Arena.

5/07/2010: “Maior empresa de games chega ao Brasil e lança o game Starcraft II”, G1: O colega Gustavo Petró colheu depoimentos meus, do Pablo Miyazawa e do Ricardo Farah no evento da Blizzard em São Paulo. O resultado você vê a seguir:

Jan/2010: “Os melhores de 2000-2009”, Edge Brasil: Eu e mais jornalistas e fãs de videogame escolhemos nossos jogos, personalidades e momentos mais marcantes dos games na década. (Link)

19/01/2010:Blog especializado em games é nova fonte confiável para interessados no assunto“, CarreiraSolo (Mauro Amaral): Mais ou menos quatro anos depois da minha entrevista para o site do Mauro, ele lança estas perguntas-relâmpago, revelando um pouco mais da razão de ser deste novo blog.

14/12/2009: “Projeto de lei pretende proibir videogames ofensivos no país”, O Globo (Eduardo Almeida): Comento Bully, o polêmico jogo da Rockstar, em meio à discussão do projeto de lei do deputado Valdir Raupp (PMDB-RO) sobre jogos considerados ofensivos aos costumes e tradições dos povos.

31/01/2009: Programa “Zona Quente”, Multishow / Sexy Hot (Carolyne Ferreira): Nesta edição do programa, fui entrevistado pela Carolyne, comentando jogos que tratem de sexo e temas picantes, citando games como Playboy: The Mansion, The Sims… e até mesmo Rez. Link em vídeo? Searching, please wait.

18/10/2008: Entrevista à rádio Mundial AM (Paulo César Andrade): Participei pela segunda vez desta mesa-redonda na rádio junto com Gabriel Abrantes, da equipe de produção do FB-Eye. Na ocasião, a transmissão do programa via web incluía webcast em vídeo – e ainda rendeu uma gafe de fazer músicos de jazz rolarem no túmulo :). Mais detalhes e curiosidades neste post.

03/09/2008: “FIFA 07 inicia revolução na jogabilidade da série da EA”, Veja.com (Guilherme Massa): Sobre a edição do jogo de futebol em questão, comentei como a versão para PC tende a ter melhorias mais visíveis do que as versões console e o bom uso das canções da trilha sonora  – dando uma diversidade inesperada com sua escalação de artistas dos quatro cantos do mundo.

12/05/2008: “Sem Medo do Futuro”, EGM Brasil #62 – (Renata Honorato) – Artigo em que eu e Marcelo Martins, editor do site nacional do Xbox 360, fomos convidados para comentar quando valeria a pena comprar um console de nova geração. (Scan)

24/03/2008: “FB-Eye” #5, WTN – Matéria sobre Rock Band, jogo musical da MTV Games / Harmonix, onde apareço junto a Leandro Moreira e Rafael Lopes, também jornalistas do FinalBoss.

17/11/2005: FinalBoss e UOL Jogos testam o Xbox 360 em primeira mão (UOL Jogos): Assim como Théo Azevedo e Akira Suzuki, conferimos o novo console pela primeira vez na imprensa brasileira. Testamos jogos como Perfect Dark Zero, Dead or Alive 4 e Project Gotham Racing 3.

08/02/2007: Entrevista ao programa “CGmax”, INterativa WebTV (Eduardo Azevedo) – Representando o FinalBoss, comentei os favoritos do pessoal, os pontos fortes de cada console e mais. Link em vídeo? Searching, please wait.

16/12/2005: “Entre o Start e o Game Over”, CarreiraSolo (Mauro Amaral): Nesta entrevista, comentei ao amigo e colega de trabalho da era 2PG / Promon*IP os desafios da indústria no mercado brasileiro, as tendências da época, e outras curiosidades sobre a criação e distribuição de games.

Tecnologia

07/06/2010: “Android, sistema do Google, ganha espaço entre os celulares”, Revista Digital / O Globo: Matéria sobre os celulares movidos a Android.

23/01/2009: “Briga e confusão da madrugada da Campus Party”, IPTV Cultura (Helena Nacinovic): Durante a edição 2009 do evento, comentei um episódio de profundo desrespeito do público à Banda Leme, atração carioca no palco principal.

15/08/2004: “Multiply encara fãs do Orkut”, Jornal do Brasil (Nathalia Watkins): Na época em que a rede social Multiply começou a se popularizar no Brasil, comentei as vantagens da mesma em comparação às rivais.

Cultura

“As Cores São de Graça”, Revista Play #6: Artigo sobre as webcomics, os quadrinhos online, incluindo depoimentos dos autores de tirinhas como Penny-Arcade, Diesel Sweeties, Pokey the Penguin, Isometric e Hammerspace. (Scan)

“Fase Final”, Revista Play #5, Setembro de 2002: Matéria sobre a banda Minibosses, dedicada a covers rock de temas de videogame, com um pequeno depoimento por Aaron Burke. (Scan)

Ir para o topo