O que é o timing, né? Um dia depois de publicar um post sobre jogos episódicos aqui no blog, a Sega revela que Sonic the Hedgehog 4 – até então só era conhecido pelo codinome “Project Needlemouse”; em Japonês, ouriço é “harinezumi”, que une as palavras “agulha” e “rato”… sacaram? – será um vendido em capítulos por download no Xbox 360, PlayStation 3, Wii e mais algum sistema a ser anunciado (PC? iPhone? Zeebo?). Vá lá, tenho noção que o ouriço azul não é precisamente popular por sua trama densa… se tanto, complicar a simplicidade bela dos jogos da era Mega Drive só piorou as coisas, já que grande parte dos games 3D de Sonic e seus amiguinhos foram despencando em qualidade com o tempo.
Juro que bateu uma felicidade quando vi Sonic Unleashed bebendo da fonte dos clássicos — até, é claro, a Sega botar tudo a perder incluindo fases de ação e pancadaria com o herói se transformando em um lobisomem. Lobisouriço. Ouriçomem. Ah, sei lá, enfim… ver que os melhores jogos recentes do ouriço foram os em disposição 2D nos portáteis, como Sonic Rush e Sonic Rivals, faz pensar. Fico na esperança de que este seja o jogo que quebrará o infame “Sonic cycle”, o ciclo vicioso dos jogos do personagem que se vê entre seus fãs? Segue uma tradução de uma das muitas definições que se vê por aí na net:
Fase 1: Primeiras informações do novo jogo de Sonic são reveladas; amigos de Sonic estão ausentes; as esperanças aumentam; os fãs afirmam que é a volta triunfante do personagem.
Fase 2: Novas telas e informações são divulgadas. Amigos de Sonic aparecem, e alguns inéditos também. A jogabilidade parece a mesma de sempre, e a esperança despenca.
Fase 3: O jogo é lançado, as resenhas o massacram, todos ficam desapontados e os fãs afirmam que jamais serão enganados novamente.
Volte à fase 1, enxágue e repita.
“Sonic the Hedgehog 4 – Episode I” sai no terceiro trimestre, e a empresa promete uma experiência mais próxima dos clássicos da série, com alguns novos itens extras e o inevitável gancho para o episódio seguinte. Esperemos que fique bacana o suficiente para tirar a má impressão do consciente coletivo gamer, o que rendeu piadas recentes como esta:
[collegehumor 1928753]
Passando o controle: Na sua opinião, que outra série de outrora poderia receber um tratamento similar?
Sempre achamos que o ciclo irá se quebrar, e sempre o ciclo apenas demontra que seguirá ad aeternum.
Como gamer old school, já perdi minhas esperanças.
Pois é, Intentor. É complicado, mas temos que pensar por um lado positivo: nossas expectativas não são boas. Periga sermos surpreendidos, né?
Pois é, concordo plenamente com sua analise, acompanho o Sonic desde que ganhei um master sistem II… (faz tempo…)
minha estou jogando o UNLEASHED agora (PS2) e cada vez que vem uma fase noturna em minha mente soa um inevitavel "puetz… denovo…" são 2 jogos diferentes, se fosse um novo personagem e seu proprio jogo, o lobissonic seria até legal. até minha imagem no msn é um sonic.
vale sempre o ultimo fio de esperança… "reviva sonic revivaaa…"
Quanto a outro jogo que pode voltar ao velho estilo é Gex. o primeiro era um dos melhores jogos para meu bom e velho 3DO. e quando ganhou visual 3d perdeu muito em jogabilidade.
Parabéns pelo site!
Rodrigo, pois é! E o negócio é que já tem boato rolando sobre personagem extra no Sonic 4…. tomara que não seja verdade (ou pelo menos se for, que seja bem feito como em Sonic 2 e 3)!
E valeu pela visita! Seja bem-vindo 🙂
a sega devia fazer outro jogo tipo Sonic Adventure 3 ou Sonic CD, e com uma historia linear legal e inovadora.