Quando corri atrás da entrevista com Alex Neuse, um dos fundadores da Gaijin Games, só consegui entrar em contato direto quando vi seu perfil na Xbox Live, presente no site da companhia. Adicionei-o na cara e na coragem, mandei uma mensagem por lá e o resto é história. Vez por outra quando estou jogando no 360, pipoca o nome dele online, e em muitas vezes ele ou a esposa estão assistindo algo no Netflix. Vários amigos que moram fora do Brasil também, assistindo a todo o acervo de filmes e seriados da locadora… sem sair de casa, tudo por streaming. Passado um tempo, tanto o PlayStation 3 quanto o Wii passaram a contar com este serviço – no caso do console da Nintendo, trimestre que vem – mesmo que necessitando de um disquinho enviado para os associados.
Enquanto é óbvio que isto não tenha a menor obrigação de funcionar para o Brasil – afinal de contas, é um contrassenso tão grande quanto esperar que uma locadora de vídeo sediada em Providence faça entregas de moto, ou mesmo pelo correio, em Bom Jesus do Itapaboana – ainda há quem pule pelas argolas em chamas do circo… não contente em ter que forjar um endereço fora do país para criar uma conta na Xbox Live ou PlayStation Network, ainda precisam fazer macetes para tapear sua conexão Internet de forma que pareça um endereço IP nos Estados Unidos, assim podendo acessar conteúdos restritos por região. Como esperado, tudo longe do ideal devido à ausência de representações oficiais das redes dos consoles em questão em terra brasilis.
Guilherme Camargo, gerente de marketing da divisão de games da Microsoft Brasil, me confirma que a companhia já começou a fazer sua parte na distribuição local de filmes e afins… não no 360, mas nos computadores: “em 2009, a MS Brasil e seu parceiro TrueTech ajudaram a Livraria Saraiva a desenvolver e lançar o seu serviço de downloads digitais para aluguel e compra de filmes e seriados. A solução da Saraiva utiliza as mais recentes tecnologias MS, muitas delas presentes nos aplicativos de vídeo e entretenimento do Xbox 360″. E quanto à Live no Brasil? Nada de concreto, infelizmente: “temos bons avanços na parte de infraestrutura, contratos e outros fatores que precisam estar 100% prontos antes do serviço ser lançado oficialmente”.
Às vezes fico imaginando se serviços como a Saraiva e a NetMovies Live ganhariam mais assinantes se tivessem integração a redes como a Live e a PSN. Infelizmente, maioria das minhas tentativas de contato com algumas destas companhias – estas e algumas emissoras de TV que já produzem conteúdo em alta – foram infrutíferas; ou não obtive resposta, ou meu contato foi recebido, reconhecido, e com o tempo deixado de lado.
Espero que esta falta de iniciativa não reflita a posição das partes envolvidas em relação ao oferecimento de conteúdo digital, seja em definição standard ou alta, no maior número de aparelhos possível. Afinal de contas, tenho certeza de que não sou o único gamer do Brasil que gostaria de ver seus filmes legalmente e do conforto de seu respectivo lar… Sinceramente, espero obter respostas mais concretas das partes envolvidas mais adiante…
Passando o controle: Você assinaria uma locadora de filmes online? Se sim, gostaria da ideia de acessar seu acervo via PC ou console?
Atualizado, 26/03, 17h: De um dia pra outro, começam a pintar os primeiros vídeos (via GoNintendo) de usuários americanos do Wii testando o disco do Netflix… e o primeiro parece uma zoada cósmica em mim, fã de Ghostbusters…
pq vc não entra em contato com a receita federal e outros departamentos dos governos federal, estadual e municipal? a burocracia estatal é a primeira e mais importante razão para esta ´distância temporal´. Como a sua fonte falou, contrato, infraestrutura, marketing… tudo isso é fácil para uma empresa resolver. agora, tenta acabar com o ECAD, pra vc ver… : )
Pois é, Feijão, a parada é bem mais complicada do que gostaríamos. Ainda mais no Brasil… e nem me fale do ECAD 😛
Com certeza assinaria uma locadora de filmes online. Muito mais prático! No meu caso prefiro que fosse no console.
Com certeza assinaria uma locadora de filmes online! É muito mais prático! Gostaria de acessar tal conteúdo via console até porque ele fica sempre conectado à televisão enquanto o PC não.
Pois é, Max! Particularmente, eu também preferia ver isto nos consoles, como se vê no caso da Netflix… mas bem ou mal, é um mercado que também precisa maturar no PC.
eu acho mto interessante, aqui no brasil dentro dos padroes de preços de alugueis de filmes, seria uma ótima pedida…
Canas, pois é — e é o tipo de dá para fazer a um preço aceitável, compatível com o das locadoras convencionais.
Pode ter certeza de que seria fabuloso poder alugar os filmes diretamente pelas redes de nossos consoles!
Uma pena que as empresas não conseguem enxergar o gigantesco mercado que há no Brasil… e nos fazem ir lá fora buscar o que desejamos, através de macetes pouco funcionais.
Bem, paciência. Vamos ver o que o futuro nos reserva aqui no nosso grande país com nome de mercadoria.
Intentor, é isso aí — sinceramente, eu não me disponho a fazer essas jogadinhas a mais para acessar a Netflix. Não acho que valha o esforço, mesmo se o serviço for bom… mas não é para nós.