No mês passado, Heavy Rain – o jogo exclusivo ao PlayStation 3 que mais me interessa até agora, lançamentos futuros incluídos – foi lançado, e eu fiquei naquela pilha de conseguir comprar logo o console. Infelizmente, o jogo da Quantic Dream teve alguns probleminhas de travamento e lentidão aqui e ali, mas é aquilo… nada que um patch não resolvesse, e foi exatamente assim que aconteceu: assim que eu receber o console, já poderei jogá-lo sem preocupações, é aquele download e pronto. No entanto, algo mais sombrio estava por acontecer aos donos do PS3…
Na noite deste domingo, 28 de fevereiro, usuários do PS3 mundo afora levaram um susto monumental: seus preciosos Trophies e pontuações desapareceram, e a PlayStation Network inacessível. Mal sabiam eles que este seria o menor dos males: por conta de um erro no hardware (mais precisamente, no relógio interno do console), a data dos sistemas foram jogadas para algum lugar no passado, impedindo o console de sincronizar as informações de perfil… ou até mesmo rodar os jogos, mesmo porque existem restrições ligadas à data! Nem mesmo trocar o dia e mês no menu de opções funcionava. Ao que tudo indica, o infame erro 8001050F parece ser ligado um bug relacionado ao ano ser bissexto ou não.
Pelo menos a Sony já está acompanhando o problema, conforme disseram em seu perfil no Twitter. Com o tempo, se comprovou que o problema só estava atingindo as versões originais do PS3 – isto é, o modelo “slim” está a salvo, mas há quem tenha o modelo anterior e tenha dado sorte nesta – de repente revisões diferentes do mesmo hardware. Enfim, por enquanto o jeito é esperar por uma solução por parte da Sony – ou mesmo ver se o próprio tempo serve de remédio para isto: de repente se o sistema virar o dia que nunca foi, seria possível acessar os servidores da Sony e sincronizar tudo direitinho.
Não é nada legal esbarrar com um problema destes com lançamentos de peso como Final Fantasy XIII e God of War III virando a esquina, certo? Sinceramente, não me surpreenderei se a Sony tomar um senhor processo conjunto por conta deste vacilo. Uma coisa é o acesso ao conteúdo online do sistema – como troféus, perfis e afins – ser limitado por seja lá qual razão for… bloquear por completo o uso do sistema por conta de um bug destes é inaceitável.
Passando o controle: 3RL, canhão de leitura quebrado, fonte detonada… Qual foi o maior perrengue técnico pelo qual você já passou com algum jogo ou console seu?
Update, 14:18: Ah, sim, a Sony se pronunciou sobre o assunto no blog oficial. Permanece a dica: “planejamos resolver nas próximas 24 horas, não use seu PS3 até lá”.
Hardwares como os de agora são passíveis a este tipo de problema, não tem jeito. Quanto maior a complexidade do sistema, e por consequência a dificuldade de sua manutenção técnica como um todo, maiores são as chances de que algo ruim aconteça.
Quem não lembra dos Wii's bricados por conta de atualização de Firmware a algum tempo atrás? Nem preciso falar do 360… O fato é que, quanto mais complexo é um sistema, mais sensível ele se torna. Foi-se o tempo em que seu Super Nintendo caía escadaria abaixo, rachava e ainda assim continuava funcionando.
O jeito é esperar por uma solução. Alguns já descobriram que abrir o console e modificar o jumper da bateria interna para que o relógio seja zerado manualmente já é uma solução. É óbvio que ninguém quer fazer isso, então até que o verdadeiro motivo do problema seja revelado, e por consequência uma solução que não envolva parafusos e chaves de fenda seja mostrada, o melhor que a gente faz é esperar.
Moco, deixar passar um bug de uma parada tão básica quanto um Real-Time Clock da vida é inaceitável… e ainda mais depois de todo aquele drama que nego fez à medida que o bug do milênio se aproximava. Concordo que todo console de uns tempos para cá tenham tido sua cota de problemas, mas ser logo em relação a *este* componente é que realmente me deixa pasmo. A Sony não foi fundada ontem.
O que me preocupa nesta situação é imaginar que se não for uma parada contornável por software, todos os que foram afetados por este problema precisarão apelar para um recall DAQUELES. Tomara que consigam, porque seria um senhor vacilo com aqueles que aderiram cedo ao console.
Triste, triste, triste.
Lá estava eu ligando meu console ontem e recebendo o erro. Achei que fosse algum problema no HD, e após pesquisas descobri que a coisa era bem pior do que parecia.
Torço para que eu e todos os outros usuários afetados não tenhamos perdido nada.
E o mais funny é a recomendação da Sony: "não usem o console enquanto não corrigirmos o problema" (http://blog.us.playstation.com/2010/03/latest-info-on-playstation-network-status/).
Inacreditável.
[E vejam que a M$ é que é a fabricante de software, hem?]
Putz, é verdade: o teu é o PS3 anterior! :\ Acho que em se tratando dos dados, nada será perdido… o jeito é aguardar, mesmo 😛
Err… me corrija se eu estiver errado, mas até agora o problema ser ou não do Real-Time Clock é mera especulação, já que o início se deu pelas 00h nos Estados Unidos de ontem.
Até agora nenhuma fonte oficial realmente confirmou o porquê do problema, e até onde sei, nenhum PS3 parou de funcionar ou teve falhas graves de hardware. Problemas existem, e ficar um dia sem jogar por conta da resolução do mesmo me parece mais cabível do que comprar outro console ou ter que esperar pelo menos uns 2 a 3 meses para que a assistência técnica responsável entregue um novo.
Moco, você está enganado quanto ao horário: comecei a ver os relatos disto ainda na noite de domingo no Brasil, então não há como ter sido à zero hora nos EUA. Se tanto, foi pelo fuso de Greenwich (GMT), que marca a virada do dia. Não é a primeira vez que rolam estas bobeiras por conta de agendas e afins, por mais que a Sony não tenha dito nada. E sinceramente, acho que eles vão guardar até o último segundo a real razão do problema — pois se realmente for o lance dos RTCs dos primeiros modelos e eles não puderem solucionar por software (lembre-se que mudar a data do PS3 no sistema não funcionou), eles vão ser obrigados a trocarem, pois o erro poderá se repetir em quatro anos. E é claro que eles vão querer evitar ao máximo um recall deste calibre, tal qual aconteceu com o Xbox 360 em uma escala diferente.
E quanto às falhas de hardware do PS3, ele as teve como as YLODs, conhecemos leitores do FinalBoss que encararam isso. Na real, o problema é o seguinte: se a Sony resolver este lance só por software, ótimo, esquivaram da bala do recall massivo do primeiro PS3; se não resolverem, aí a coisa pode ficar feia para eles e os que o compraram cedo, pois terão que trocar (mesmo se a geração acabar antes disto, como fica a confiança dos clientes que adotaram o PS3 no lançamento?).
Bem, não sou engenheiro de software, sou somente jornalista. E como tal, me recolho a assumir que, pelo menos até o momento, todos os “motivos” para o problema são especulações de curiosos.
Btw, em 2008 o PS3 já havia sido lançado, sendo este ano bissexto. Em 2009 fevereiro também teve 28 dias, assim como este ano, e até então em nenhuma das outras datas – pelo menos que eu me lembre – ocorreu este mesmo problema.
Além disso, os calendários não são “gravados” no console, eles são feitos matematicamente e seria bem estranho que houvesse problema aleatoriamente em uma data qualquer, lembrando que não estamos em ano bissexto e já passamos por um.
Mesmo que o real motivo não seja revelado, custo muito a acreditar na hipótese de que o problema seja realmente relacionado a um erro no relógio interno. É claro, é uma hipótese, mas creio em algo mais complexo, o que não ameniza o fato.
Claro, também estou me embasando nos comentários de quem entende mais do ramo do que eu ou você. Quanto ao lance das datas, resta ver o que eles têm a alegar sobre isto, já que fevereiro de 2008 teve 29 dias. Acho difícil considerar a virada de um mês notório por ser o único a ter uma data plenamente flexível como "aleatória", mas enfim; algo que me ocorreu agora e que pode ter a ver é que em 2008, o PS3 não contava com o esquema de sincronia de Trophies e afins, já que eles não existiam na época, só em julho daquele ano.
Mas vai saber — é uma situação ruim, e no fim das contas só resta a nós torcermos para que isto se resolva logo.
Até hoje eu tive sorte com relação a ‘major bugs’.
Eu estava sem ligar o PS3 a quase 3 semanas (Mass Effect 2 e falta de tempo são os culpados), quando eu li a sua matéria eu liguei o console e o erro se manifestou (culpa sua Jigu 😛 ). Ainda posso jogar offline e meus troféus ainda não pediram demissão. Espero que a SONY resolva isso rapido para que eu possa dar os meus $$$ para a Quantic. []s
Rod, acho que o único problema assim que eu tive foi no 360 mesmo: as infames três luzes vermelhas após um ano do modelo Elite. Morri na grana de mandar pros EUA e pedir pra um amigo trazer de volta, mas fazer o quê… 😛 Enfim, vai esperando aí, que se tudo correr bem até amanhã o lance do PS3 tá resolvido. E nos veremos online, se tudo correr melhor ainda — deste mês não passo sem o PS3!
As 20:30 (US Eastern Time GMT-5) o problema esté resolvido (aparentemente). Não perdi troféus ou nada mais (que eu tenha notado). Boa sorte a todos.
P.S.: Jigu, Ainda acho que a culpa é sua 😛
Rod, virando o dia no GMT, a situação foi se normalizando.
P.S.: É sim – afinal de contas, eu sou engenheiro de hardware e software da Sony. 😛