Finalmente: liberte sua fúria 8-bits em Abobo’s Big Adventure

2010 tá longe! Chega de teaser! Hora da porrada!

Ah, Abobo’s Big Adventure. Se tem um jogo que me faz abrir um sorriso daqueles – mesmo que só vendo os trailers – é esse. E hoje, 11 de janeiro, finalmente o mundo pode jogar este tributo em Flash aos clássicos do Nintendinho – e estrelado por um dos mais bizarros personagens daquela época: aquele gigante disforme que vez por outra te jogava pelos ares em Double Dragon.

Sério: é o tipo de jogo que eu pagaria pra jogar… naturalmente, se não fosse uma avalanche de processos esperando acontecer (viva a carta branca às paródias sem fins lucrativos!). E mesmo se fosse um projeto comercial, é provável que seria um pesadelo de licenciamento tão grande quanto um Jump Super Stars da vida – no Japão é fácil, quero ver fazer o malabarismo pra trazer tudo aquilo ao Ocidente. Enfim, se liga na insanidade que te aguarda:

Se tem um jogo que eu perdi a conta de quantas vezes joguei nesta vida, é o Double Dragon original. É até engraçado, porque eu não cheguei a pegar o “boom” do jogo – na época em que todos do colégio falavam do quanto a parada era legal; a primeira vez em que vi o arcade foi fora do país – em um majestoso pier em Brighton, Inglaterra, repleto de arcades e outras máquinas maravilhosas e divertidas.

Apesar de eu não ter o Nintendinho – que, em mais um momento pseudo-jetsetter, estive nos Estados Unidos na época do lançamento – fiquei pasmo quando soube que aquele jogo de pancadaria nas ruas, que tanto me lembrava o clássico Selvagens da Noite, sairia para o console. E no fim das contas, a versão do primeiro DD pro NES era esquisita demais: sistema de evolução e aprendizado de golpes, personagens nanicos, e por aí vai.

Um dos exemplos mais clássicos de quantos sacrifícios foram feitos para que o jogo original aparecesse (de uma maneira ou outra, né), na real, é o próprio Abobo. Aquele brutamontes – aterrador em sua aparição nos fliperamas – virou um bonequinho atarracado com uma cabeçorra e cara de poucos amigos. Mas nem sempre é essa imagem dele que vem à mente dos fãs, né? Talvez esta hilária aventura solo relembre esta fase sombria.

"Desce daí, menino! Você vai se machucar!"

E no fim das contas, Abobo’s Big Adventure é uma verdadeira galhofa com uma tonelada de joguinhos do NES – e se até mesmo glitches clássicos de certos jogos rendem easter eggs (na primeira fase tem um que leva a uma, hã, “festinha secreta”), você vê que os criadores do jogo (valeu, Team Bobo!) sabem muito bem o que fazem. E se você estiver se sentindo ainda mais nostálgico e quer jogar no gamepad, taí a dica deles.

Agora vai lá salvar o Abobo Junior, vai…. o quê? CALMA, ABOBO! ERREI O NOME! É ABOBOY! ABOBAAHH(ody(*pyp(@*)(#&!){#&@!ABOBO SMASH!@&)#!&@#!@———-