[Promo] Hacker Evolution: Duality mostra o lado divertido da invasão de sistemas

Hacker Evolution: Duality
"Boa sorte, estou atrás de sete proxies"

Outro dia, vi um vídeo de 1995 mostrando como a mídia americana retratava a internet, ainda na flor da idade – e no Brasil, então, restrita ao meio universitário e a poucas cobaias do acesso da Embratel (sim, eu recebi aquele incrível kit com o Winsock Trumpet e o Netscape Navigator). A maneira como certas coisas eram representadas fazem rir hoje em dia, como a cultura hacker.

Filmes como Hackers (ohhh!) os apresentava como como sujeitos radicais / muito loucos andavam por aí com a Angelina Jolie. E, bem, não é necessariamente assim que a banda toca (ou é, e eu perdi alguma coisa?). Muito tempo passou, e passamos a ler termos como DoS (Denial of Service) nos jornais ao vermos certos ataques a computadores via internet por hackers – por mais que, sim, a variação cracker seja mais adequada.

Hacker Evolution: Duality, terceiro episódio da série de jogos criada por Robert Muresan, foi lançado no último dia 15 no Steam para Mac e PC (também tem para Linux no site oficial), e eu finalmente pude corrigir uma certa injustiça histórica – e se você continuar lendo, pode ter uma chance.

Sempre achei esse tema interessante, mas até hoje só tinha jogado Uplink – e mesmo assim, não tanto quanto eu gostaria. Se eu soubesse que Hacker Evolution era tão envolvente, já teria começado a jogar os anteriores. (Bem, não dá para jogar tudo.) Foi só ver aquele mapa-mundi e a trilha sonora eletrônica trés bacana que eu não tive como deixar de ficar animado.

Há algo de viciante na invasão simulada de computadores remotos em um mundo virtual. Lidar com a tensão em cortar a conexão na hora certa (isto é, antes de ter seu computador rastreado), contornar medidas de segurança (leitura de retina e reconhecimento de voz) e até mesmo criar uma corrente de computadores para atacar o firewall e derrubar o servidor alheio é envolvente – e difícil. 🙂

Ficou curioso para jogar? Eis aí sua chance: o pessoal da exosyphen studios ofereceu uma chave de acesso ao jogo no Steam (isto é, Mac e PC) para mais um sorteio aqui no blog. Para concorrer, envie um email para promo@jigu.com.br com o assunto “Promo Hacker Evolution Duality”, comente na página do Facebook ou me siga no Twitter (@jiguryo) e repasse a seguinte mensagem:

@jiguryo Quero jogar Hacker Evolution Duality, #jigu! http://bit.ly/jigupromohacker

Valerão as inscrições enviadas até sexta-feira, 19 de agosto, às 18 horas. Pouco depois disto, revelarei quem foi contemplado. Lembre-se: se foi via Twitter, não deixe de me seguir por lá, senão não terei como entrar em contato.

Boa sorte a todos os participantes!

[Atualização, 19/8/2011, 18h01] E aí, seu random.org, quem é que levou a cópia do jogo? E a resposta é…

Marcus Roberto (via Twitter)

Obrigado a todos que participaram da promoção, e não desistam: quem sabe da próxima vez você ganha?