Where’s An Egg?: Palavras pra quê, hein?

[post originalmente publicado no Kenner Blog]

Where's An Egg?

O desenho animado online Homestar Runner é cheio de referências divertidas aos anos 80 e 70, e vez por outra os estilos de jogo destas épocas são citados. O lance é que os criadores (Matt e Mike Chapman, que assinam “The Brothers Chaps”) parecem completamente apaixonados pela cultura gamer de todas as eras, e chegaram ao ponto de criar um selo fictício para criar pequenas homenagens aos joguinhos das antigas: o Videlectrix.

Das capinhas e manuais de mentira para jogos que nunca existiram, os irmãos Chapman desenvolveram joguinhos em Flash que imitam as eras do Atari, Vectrex e outros sistemas antigões… mas um dos que eu achei mais intrigantes o malucos é Where’s an Egg?, porque chuta pra escanteio a necessidade de qualquer palavra escrita para passar sua mensagem. Afinal de contas, o jogo está escrito no alfabeto cirílico – isto é, como se tivesse sido criado na Rússia… e provavelmente não significa nada.

Este jogo de detetive requer que o jogador vasculhe a cidade à procura do ovo. Pra isso, o herói precisa interrogar as pessoas pela cidade, tentando descobrir que lugares devem ser visitados para descobrir quem diabos deu chá de sumiço no ovo. O herói do jogo tem uma pistola com três tiros, aí cabe ao jogador decidir quando as testemunhas estão mentindo ou não… e tudo isso precisa ser decidido ao usar só dicas visuais, sem uma palavra, quebrando um pouquinho a barreira da linguagem.

E aí, em quanto tempo você conseguiu encontrar o ovo?

por Pedro Giglio
– já achou o ovo de primeira, e jamais conseguiu novamente